As barragens de rejeitos desempenham um papel essencial para a segurança ambiental e operacional de empreendimentos ligados à mineração e à indústria.
Essas estruturas, assim como o nome já sugere, funcionam como uma barreira para proteger a natureza e as comunidades ao redor.
Por ter uma função crítica, o planejamento, a construção e o monitoramento dessas construções devem seguir rigorosos padrões técnicos e legais, já que falhas podem trazer sérias consequências.
Continue lendo para saber mais e entenda como a Tecnexus pode contribuir para melhorar a segurança e a integridade das barragens de rejeitos.
As consequências de negligenciar o monitoramento das barragens de rejeitos

O monitoramento contínuo de barragens de rejeitos não deve ser visto somente como uma medida preventiva, mas também como parte da operação segura dessas estruturas.
Quando essa atividade é negligenciada, os sinais de instabilidade, que tendem a se manifestar de forma sutil e progressiva, podem passar despercebidos inicialmente.
Essa falha na identificação precoce de anomalias pode resultar em processos silenciosos, como recalques diferenciais, infiltrações, erosão interna ou até mesmo sobrecarga estrutural.
Com o tempo, esses fenômenos afetam a integridade da barragem de rejeito, dificultando ou impossibilitando a prevenção de consequências mais severas.
Além dos riscos físicos e ambientais, há também impactos operacionais e financeiros expressivos. O custo de reagir a uma emergência costuma ser muito mais elevado do que o de manter um sistema de monitoramento eficiente.
A importância do monitoramento contínuo em barragens de rejeitos
Investir em tecnologias de sensoriamento, inspeções regulares e análise de dados em tempo real é a melhor forma de garantir segurança, conformidade legal e continuidade operacional.
Com a implementação dessas precauções, é possível tomar decisões ágeis para prevenir catástrofes que afetam o meio ambiente, a população local e a imagem da empresa.
A adoção de tecnologias integradas, então, torna o controle mais preciso e eficiente ao longo de todo o ciclo de vida das barragens de rejeitos.
Como a Tecnexus pode ajudar no monitoramento de barragens de rejeitos?

Ao contar com as soluções da Tecnexus, torna-se possível saber exatamente onde determinado problema está ocorrendo em tempo real.
Os sistemas Distributed Accoustic Sensing (DAS) e Distributed Strain Sensing (DSS) utilizam fibras ópticas para detectar ruídos, deformações e tensões em tempo real.
Após a passagem dos cabos de fibras por toda a região e pela estrutura que se pretende controlar, pulsos de luz são emitidos pela rede, possibilitando que o monitoramento ocorra de forma ininterrupta e informações estejam à disposição em tempo real.
Esse pulso de luz corre por todo o percurso das fibras e retorna para a central.
Caso exista algum problema ocorrendo nesse trajeto, esse pulso retorna apresentando oscilações, mostrando que algum tipo de perturbação, deformação ou tensão está ocorrendo em determinado local da estrutura monitorada.
O fenômeno do retroespalhamento, ocorrido no interior das fibras ópticas, permitirá a interpretação imediata de alterações no sistema, já que o sinal é transmitido na velocidade da luz, alcançando instantaneamente qualquer evento indesejado que possa estar alterando a condição segura das barragens de rejeitos.
Essas medições podem ser realizadas através de salas de controle que podem estar distantes das estruturas monitoradas, desde que haja uma rede de comunicação que as conecta. A partir de uma resolução espacial de até 1 metro, essa tecnologia faz o papel de 50 mil sensores distribuídos pelo local, além de sinalizar a partir de qualquer deformação que esteja acima ou igual a 0,02 mm/m.
Trata-se de uma solução diferenciada por sua ampla cobertura, alta sensibilidade e integrada com sistemas remotos existentes.
Deseja obter mais informações a esse respeito? Entre em contato e saiba como monitorar as barragens de rejeitos e garantir a segurança dessas importantes estruturas!
(Imagens: divulgação)

