Distributed Acoustic Sensing (DAS) traduzido significa Sensoriamento Acústico Distribuído.
Trata-se, portanto, de uma tecnologia que utiliza a própria fibra óptica como sensor acústico, visando detectar anomalias e possibilitar que ações sejam tomadas de forma imediata para a resolução de possíveis problemas.
O uso dessa tecnologia pode detectar desde um pequeno vazamento em um duto até um terremoto que possa estar acontecendo a centenas de quilômetros de distância.
Para isso, utiliza as redes de fibras ópticas existentes, possibilitando que vibrações sejam detectadas e energia acústica capturada.
Apresentaremos detalhes sobre o DAS e os benefícios que essa tecnologia oferece. Continue a leitura e saiba mais a esse respeito!
O Sensoriamento Acústico Distribuído (DAS)
Com o aproveitamento das fibras ópticas já existentes, torna-se possível transformá-las também em um sensor acústico.
Através do DAS é possível capturar dados em tempo real e esses algoritmos captados são utilizados para detectar e localizar:
- vazamentos,
- falhas de cabos elétricos,
- escavações,
- atividades de intrusão,
- qualquer tipo de som anormal.
Na Tecnexus, emprega-se uma técnica coerente da reflexão que usa o fenômeno da reflectância de Rayleigh do cabo de telecomunicações para a conversão da fibra em um sensor acústico altamente sensível.
Resumidamente, ocorre o envio de pulsos e o retroespalhamento, ou seja, o retorno desse em forma de perturbações acústicas.
A partir da análise do retroespalhamento, verificam-se as mudanças no padrão de amplitude, frequência e da velocidade ocorrida nesses processos, quando se torna possível determinar a natureza e a localização das perturbações.
Conheça as aplicações do DAS
As aplicações do DAS possibilitam a localização de pequenas e grandes perturbações, permitindo que medidas sejam tomadas em tempo real e prejuízos possam ser minimizados.
Além disso, também são beneficiados com essa tecnologia os seguintes setores:
- segurança – monitoramento de perímetros, linhas ferroviárias, rodovias e instalações críticas.
- geofísica – monitoramento sísmico,
- tecnologia – proteção contra ataques cibernéticos e internet das coisas (IoT),
- indústria de petróleo e gás – monitoramento de poços, pipeline e detecção de vazamentos.
- Mineração – monitoramento de correias transportadoras, barragens, etc.
Como se observa, o uso dessa solução pode evitar ou pelo menos minimizar sérios problemas, portanto, trata-se de uma tecnologia fundamental no dia a dia dos vários setores das atividades humanas.
Benefícios do uso do Sensoriamento Acústico Distribuído
Certamente você já deve ter percebido os benefícios obtidos a partir do uso do Sensoriamento Acústico Distribuído.
No entanto, é importante ressaltar alguns pontos e destacar outros ainda não abordados neste post.
O primeiro deles diz respeito a sensibilização remota, que permite a detecção de eventos em tempo real, ou seja, não será preciso aguardar os efeitos causados pelos problemas e perturbações para que se tome alguma decisão a respeito.
No momento em que o evento estiver acontecendo, ele será registrado, possibilitando que medidas sejam tomadas imediatamente e respostas rápidas sejam efetivadas diante de situações críticas.
Outro ponto importante a respeito dessa tecnologia é o seu excelente custo-benefício e o que é melhor, a sua baixa manutenção, pois não existem equipamentos eletrônicos nos pontos de detecção.
Por fim, o monitoramento dos pontos sensíveis proporciona uma vantagem competitiva, uma vez que medidas podem ser tomadas de imediato, impedindo que serviços sejam suspensos ou produtos deixem de ser entregues em função de problemas operacionais.
Para obter mais detalhes sobre o DAS e outras tecnologias oferecidas pela Tecnexus, acesse nosso site, conheça nossa estrutura e as diversas possibilidades que oferecemos ao mercado!
(Imagens: divulgação)