Explore a diversidade de tipos de cordões ópticos

Existem muitos tipos de cordões ópticos no mercado, cada qual voltado a atender a necessidades específicas que venham a garantir a qualidade na transmissão de dados.

Esses componentes são utilizados em pontos que requerem conexões e desconexões entre a rede de fibra óptica e os equipamentos.

Isso significa que um bom dispositivo é aquele que mantém as suas características ópticas em um número expressivo de vezes em que o cordão é conectado ou retirado, portanto, ele não sofre, em seu ciclo de vida útil, grande variação nas perdas por retorno ou por inserção.

Talvez você não saiba disso, mas, de acordo com dados da empresa de consultoria inglesa Omdia, a China, Índia e o Brasil são os países que mais adicionam clientes de banda larga no mundo, utilizando a fibra óptica como recurso tecnológico.

Diante dessa realidade, é importante conhecer a diversidade de tipos de cordões ópticos existentes, suas funcionalidades e diferenças. Continue lendo e saiba mais!

 

Conheça os diferentes tipos de cordões ópticos e suas vantagens

Os cordões ópticos atendem aos mais variados sistemas e condições nas instalações de banda larga no mundo.

Existem os conhecidos por simplex, utilizados em aplicações que exigem apenas uma via de comunicação. São aqueles com conexões ponto a ponto ou ainda os usados em aplicações de transmissão bidirecional.

Existem também os duplex, compostos por duas fibras, onde uma serve para a transmissão de dados e a outra para a recepção.

Já os cordões ópticos de múltiplos conectores são projetados com um conector MTP/MPO em uma das extremidades e vários conectores individuais na outra. Existem também os cabos pré-conectorizados onde 2,4,6,12,24 ou 48 fibras são conectorizadas em uma ou em ambas extremidades contendo o comprimento desejado de cabo óptico para cada instalação.

Conhecidos como híbridos, esses são aqueles que combinam os mais variados tipos de conectores em cada extremidade, possibilitando a conexão entre diferentes tipos de dispositivos ópticos.

Chegamos, então, aos que são conhecidos como especiais, portanto, diferente dos demais e desenvolvidos para acompanhar as demandas cada vez maiores de largura de banda ou necessidades específicas de aplicações.

Dentre eles, podemos subdividi-los em:

 

Insensível ao dobramento

O cordão insensível ao dobramento é aquele que é resistente às perdas e danos relacionados às dobras, sem que a eficiência da transmissão seja comprometida. Esse tipo de cordão mantém as características ópticas das perdas por inserção e retorno mesmo quando utilizados com ângulos de curvatura acentuados.

São bastantes utilizados em Data Centers e FTTH, além de cabeamentos de alta densidade, onde são enrolados ou precisam fazer curvas apertadas.

 

Condicionamento de modo

O cordão óptico de condicionamento de modo é utilizado para melhorar a qualidade do sinal em sistemas de comunicação de longa distância, quando minimiza a dispersão modal e proporciona uma transmissão mais eficiente.

É, portanto, uma excelente opção quando se deseja conduzir a distância da planta de fibra instalada, além do projeto originariamente desenvolvido.

 

Baixa perda de inserção

Apesar de bastante parecido fisicamente com os cordões comuns, os de baixa perda de inserção são utilizados em aplicações onde essa condição é fundamental, ou seja, é indispensável que os resultados sejam melhorados significativamente para garantir qualidade ao projeto.

Enquanto que a perda de inserção em um conector comum é de 0,5 dB, nesse dispositivo ela cai para 0,1 dB ou menos.

 

Uniboot

Dentre os cordões ópticos especiais, o uniboot é a melhor opção quando o espaço físico das instalações é reduzido e preocupante.

Ele integra duas fibras em um único cabo, oferecendo grandes vantagens nos cabeamentos de alta densidade, uma vez que reduz a complexidade das instalações e melhora significativamente a organização dos ambientes.

Diante de tantas opções, o caminho ideal para a definição dos melhores cordões ópticos para o seu projeto está em conversar com os profissionais da Tecnexus e contar com soluções já reconhecidas pelo mercado.

Acesse nosso site e confira nossas tecnologias!

(Imagens: divulgação)

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp