Explore as vantagens da instalação da fibra óptica em microdutos

As instalações de fibras ópticas em microdutos ganham cada vez mais espaço em todo o Brasil, uma vez que são soluções que fazem toda a diferença, possibilitando uma série de vantagens que apresentaremos na sequência.

Trata-se de uma espécie de tubulação com diâmetros variados onde passam cabos ópticos, facilitando rotas e garantindo qualidade em todos os processos.

A partir das instalações desses componentes, seja em postes, no subterrâneo ou até mesmo enterrados, basta soprar as microfibras que vem agrupadas e conectar as extremidades para possibilitar o seu uso.

Como se sabe, o uso da fibra óptica se torna cada vez mais comum no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 66% das conexões de banda larga em nosso país utilizam essa tecnologia.

Deseja saber quais são as vantagens da instalação da fibra óptica em microdutos? Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!

5 vantagens da instalação em microdutos

As instalações em microdutos apresentam 5 vantagens que precisam ser conferidas. Vamos a elas:

Facilidade de instalação

As instalações de fibra óptica em microdutos são rápidas e simples, inclusive em locais de grande movimentação de veículos.

Isso significa que não existe a necessidade da criação de grandes desvios no trânsito, causando tumulto e congestionamentos em função da passagem de cabos.

Todo o processo acontece em curto espaço de tempo, onde a conectividade é obtida a partir da eficiência operacional, facilitando os processos e reduzindo os custos de instalação.

Redução de custos operacionais

A redução dos custos ocorre a partir do momento em que uma estrutura é implementada uma única vez, podendo ser ampliada sem a necessidade de novos investimentos.

Em comparação com a instalação de cabos tradicionais, é possível reduzir o prazo de instalação em até 60%. Além disso, o custo da primeira instalação (incluindo infraestrutura e mão de obra) pode ser reduzido entre 30% e 40%. Nas instalações subsequentes, essa economia pode superar 500%. Uma bobina com 6km de microfibra de 12 fibras pesa cerca de 18kg, 6km de um cabo convencional de 12 fibras pode chegar a 3000kg (2 bobinas de 3km) dependendo do tipo de proteção do cabo.

Outro ponto importante é que o sopramento dos cabos chega a instalar 1 quilômetro em apenas 30 minutos, ao passo que instalar o mesmo km de cabo convencional pode levar de 8 horas a 1 semana de instalação. Microdutos representam uma economia de recursos e mão de obra significativa, além de facilitar todo tipo de manutenção da rede.

Proteção aprimorada dos cabos

Aproveitando o assunto manutenção, essa basicamente ocorre em função das possíveis ampliações, uma vez que os microdutos garantem proteção de alto nível ao cabeamento.

Esses dispositivos possuem um diâmetro de até 25 mm e as bobinas chegam a 1.000 metros.

Como vimos, os cabos podem ser instalados tanto nos postes como também em valas, onde a resistência é um dos pontos fortes a serem observados, pois essas estruturas são fabricadas em polietileno de alta densidade, com vias internas produzidas a partir de materiais especiais.

Isso significa prevenção contra danos físicos e uma vida útil prolongada da infraestrutura.

Facilidade para expansões futuras

Como vimos, um dos grandes benefícios na instalação de fibra óptica em microdutos está na facilidade de expansão de futuras redes, permitindo que novos cabos sejam adicionados sem a necessidade de operações complexas e grandes obras.

O sopramento é realizado a partir da utilização de um equipamento especial que pode ser carregado em uma maleta e que utiliza a força de arrasto provocada por um fluxo de ar comprimido.

Essa tecnologia combina: rapidez, eficiência e proteção ao meio ambiente.

Menos impacto ambiental

Por fim chegamos ao impacto ambiental que praticamente inexiste com a instalação da fibra óptica em microdutos, uma vez que:

  • proporciona uma redução significativa de escavações;
  • gera uma baixa quantidade de resíduos e entulhos;
  • tubulações subterrâneas ou bandejamentos existentes podem ser aproveitados;
  • o impacto visual é discreto, não contribuindo para a poluição visual;
  • existe a possibilidade de extração e reutilização das fibras;
  • os materiais plásticos desses componentes são sustentáveis, portanto, passíveis de reciclagem.

Como vimos, são muitos os benefícios encontrados na instalação da fibra óptica em microdutos e se você ainda tem dúvidas a esse respeito, vale a pena fazer contato com a Tecnexus e conhecer as soluções e possibilidades existentes. Acesse o site e confira detalhes a respeito!

Comparação benefício x custo entre a infraestrutura de fibra soprada e o sistema convencional de lançamento de cabo

(Imagens: divulgação)

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp