Maximize a sua comunicação empresarial com o switch industrial

A implantação de um switch industrial é uma solução inteligente para garantir a comunicação de dados e a qualidade nesse processo em ambientes hostis que necessitam de equipamentos mais robustos e resistentes.

Não existe mais dúvida a respeito da importância da integração de máquinas e equipamentos no chão de fábrica.

A Indústria 4.0 é uma realidade que ganha cada vez mais espaço nas operações fabris, onde o uso da tecnologia passou a ser um fator indispensável para a:

  • – competitividade,
  • – eficiência,
  • – agilidade,
  • – produtividade,
  • – redução de custos.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Atlas Intel, em parceria com a Tractian, a implementação da tecnologia aumenta a produtividade em até 58%, um número expressivo que faz toda a diferença para a indústria.

Neste post, apresentaremos de que maneira o switch industrial colabora com o alcance desse resultado. Continue lendo e confira detalhes a respeito!

O papel do switch industrial na comunicação empresarial

O switch industrial possui todas as características existentes nos melhores equipamentos voltados a conexão e comunicação, possuindo um diferencial que precisa ser considerado pelos profissionais de TI.

Trata-se de um equipamento resistente a ambientes inóspitos, quando operam com perfeição mesmo diante de algumas situações, como:

  • – vibrações,
  • – variações extremas de temperatura,
  • – interferência eletromagnética,
  • – umidade, etc.

Esses equipamentos são os ideais para a criação de redes de controle de sensores, atuadores, controladores lógicos programáveis e sistemas de supervisão.

Também são excelentes e essenciais em processos onde o monitoramento remoto de equipamentos e sensoriamento acústico distribuído é necessário.

Essa ação reduz custos e traz uma melhora significativa na produtividade, portanto, não podem apresentar falhas, mesmo em locais onde as condições seriam inadequadas para equipamentos comuns.

As diferenças entre switch gerenciável e não gerenciável

Os equipamentos não gerenciáveis são aqueles mais simples, tendo por objetivo se comunicar com sistemas, gerando uma rede de conexão entre os diversos dispositivos existentes no chão de fábrica, possibilitando a integração de todo o ambiente.

Já o switch gerenciável, além de atender a toda essa operação, possui como diferencial a realização do controle de tráfego de dados e informações entre os dispositivos.

Como resultado, a comunicação é muito mais rápida e, portanto, mais eficiente.

Isso significa que é possível monitorar e controlar o desempenho da rede, possibilitando ajustes que otimizem o processo de tráfego, especialmente em ambientes mais complexos.

Descubra como escolher o melhor switch industrial para a sua empresa

A definição do melhor switch industrial para a sua empresa precisa considerar as necessidades atuais e as estratégias que o empreendimento pretende tomar com relação ao uso da tecnologia no chão de fábrica.

Existem muitas opções no mercado, quando precisam ser consideradas as seguintes variáveis:

  • – número de portas disponíveis,
  • – gerenciável ou não gerenciável,
  • – se possui suporte VLANs e QOS,
  • – utilizará uplinks de fibra ou UTP.

É também muito importante que outros pontos sejam observados, como se possui recurso full duplex, range de temperatura, proteção anti-circuitos, invólucro metálico e recursos de segurança.

Todos esses pontos precisam ser analisados a partir da realidade do ambiente industrial onde o equipamento será instalado, além das necessidades e objetivos do projeto a ser implementado.

Uma excelente forma de contar com especialistas no assunto e poder definir o switch industrial adequado para a realidade da sua organização é manter contato com a Tecnexus, uma empresa especializada no assunto, com larga experiência no mercado e que possui soluções completas para projetos envolvendo fibras ópticas!

(Imagens: divulgação)

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp