Os impactos do DSS na detecção de deformações e tensões em estruturas

DSS é a sigla inglesa para Distributed Strain Sensing, que traduzida significa Sensoriamento Distribuído de Deformações.

Trata-se de uma tecnologia que utiliza as fibras ópticas como sensores, possibilitando o monitoramento de grandes extensões territoriais e de estruturas em tempo real.

A fibra óptica é a tecnologia disponível em 66% da banda larga no Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), portanto, a opção preferida em termos de infraestrutura de transmissão de dados em nosso país.

Isso significa que as fibras ópticas atendem a essas duas fundamentais necessidades no dia a dia da sociedade, colaborando com a comunicação e, ao mesmo tempo, servindo como sensor para o monitoramento das mais diversas estruturas, uma excelente ferramenta que garante a segurança de espaços e ambientes.

Continue a leitura e confira detalhes a respeito dos impactos do DSS na detecção de deformações e tensões em estruturas!

 

O que é o Sensoriamento Distribuído de Deformações e Tensão (DSS)?

O DSS é uma tecnologia onde pulsos de luz são enviados através da rede de fibra óptica percorrendo toda a sua extensão e apresentando, diante de problemas, mudanças diferenciadas em seu retorno quando ocorrências incomuns ocasionam variações de tensão.

Isso ocorre a cada vez que mudanças do padrão são percebidas através de um sinal de retroespalhamento em tempo real.

A partir da detecção dessa situação, conclui-se que algum processo está ocorrendo em desacordo com o esperado, portanto, ações podem ser tomadas imediatamente, evitando acidentes e possibilitando que correções possam ser realizadas com segurança e rapidez.

Outro ponto a ser destacado é que essas mudanças nas propriedades desse pulso de luz permitem que seja identificado o local exato onde o possível problema possa estar acontecendo, uma vez que trata-se de uma linha praticamente contínua de medições de deformação com resolução espacial submilimétrica, utilizando a fibra óptica como sensores embutidos ou instalados em locais desafiadores.

 

Aplicações práticas do DSS

Na prática, o DSS é utilizado em muitas situações, onde as 3 principais aplicações são as seguintes:

  • – monitoramento estrutural,
  • – setor de petróleo e gás,
  • – segurança de infraestruturas.

No monitoramento estrutural, essa tecnologia é perfeita para avaliar em tempo real o desempenho de pontes, túneis e edifícios. Isso significa obter dados que indicam problemas, possibilitando que reparos possam ser realizados rapidamente e acidentes sejam evitados.

Já no segmento de petróleo e gás, a tecnologia identifica fragilidades nas estruturas de tubulações que podem se tornar causas de vazamentos e eventos que comprometam seriamente o meio ambiente.

Por fim, a segurança de infraestruturas envolve o monitoramento contínuo e em tempo real de deformações em barragens e ferrovias, portanto, uma ferramenta fundamental para serem evitadas tragédias.

 

Benefícios do uso do Sensoriamento Distribuído de Deformações e Tensão

Certamente, você já deve ter percebido que o DSS é uma importante ferramenta para detecção imediata de possíveis problemas que possam ocorrer em estruturas, evitando acidentes graves que causem grandes perdas a toda a sociedade e ao meio ambiente.

A partir do monitoramento contínuo e em tempo real, torna-se possível identificar precocemente quaisquer mudanças nas condições estruturais.

Diante de possíveis não conformidades, alertas são emitidos permitindo uma resposta rápida a potenciais problemas.

Isso ocorre porque essa tecnologia consegue detectar:

  • – desgastes nas estruturas,
  • – deformações,
  • – falhas inesperadas.

A manutenção preditiva não só evita acidentes, mas também diminui significativamente os custos associados a reparos emergenciais, uma vez que as ações ocorrem em tempo hábil, evitando a queda da eficiência operacional, paradas não programadas e até mesmo os impactos que envolvem a área produtiva.

Como se observa, o DSS é uma tecnologia que possibilita grandes resultados em termos de prevenção, detecção de deformações, tensões e estruturas. Esses sistemas são usados para validar modelos de elementos finitos, monitorar a integridade estrutural e embutir sensores em materiais para detecção de danos.

Se ainda assim existem dúvidas a esse respeito, conheça as tecnologias Tecnexus e saiba como obter as melhores soluções em infraestrutura de redes de telecomunicações e automação industrial integradas a segurança das estruturas de sua organização!

(Imagens: divulgação)

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp